Escrito por Profº José Eduardo Morelli (História/Geografia)
Nos dias 15, 18 e 19 de Março, os alunos dos sextos anos (quinta-série) turmas A, B e C realizaram em sala um experimento científico cujo o objetivo era verificar na prática quais os efeitos do magnetismo terrestre e como esse campo magnético que envolve o nosso Planeta tem influenciado na cultura humana ao ponto de desenvolvermos equipamentos tais como a Bússola, objeto que foi e ainda é essencial para localizar-se no espaço geográfico.
Nas semana anterior ao experimento, os alunos assistiram ao seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=BRDJmXhWaaM
Neste vídeo os alunos puderam ver como foi formado o centro da terra, através do choque de um asteroide contra o planeta Terra no início de sua História natural. Este choque gerou um núcleo da Terra de natureza metálica em estado líquido - que por sua vez - cria um imenso "escudo" magnético invisível que se projeta através dos polos terrestres por aproximadamente 59 mil quilômetros em cada uma de suas extremidades, não só dando início aos efeitos do magnetismo terrestre como também protegendo o nosso planeta dos raios solares e raios cósmicos.
Os alunos trouxeram os seguintes materiais:
- Agulha metálica convencional;
- Imã (fragmento de magnetita);
- Rolha ou pedaço cilíndrico de isopor;
- Fita adesiva.
Procedimentos:
Os alunos foram orientados a "imantar" a agulha, raspando-a sempre em uma direção só no imã, por cerca de 15 a 20 vezes. Após este procedimento, com a fita adesiva em mãos, colaram a agulha sobre uma das extremidades da rolha ou isopor cilíndrico e com um recipiente com água sobre a Rosa-dos-Ventos - onde indicaram os pontos cardeais tais como NORTE, SUL, LESTE e OESTE e os pontos colaterais (NE, NO, SE e SO).
Resultados:
Os alunos perceberam que uma ponta da agulha, não importando quanto o recipiente de água trepidava acabava depois de um tempo pendendo para a direção do Norte magnético da Terra. A partir daí, automaticamente, pudemos definir onde estava o Sul, o Leste e o Oeste do Planeta.
Fotos